domingo, 29 de agosto de 2010

Unidade 2, Aividade 4 - Plano de Aula

Plano de Aula

Escola Estadual Novo Horizonte
Palmas, junho de 2010
Disciplina: Ciências, História, Artes e Língua Portuguesa
Prof. Antônia Cássia, Alessandra do Socorro e Marlene

Tema: Meio Ambiente
Conteúdo: A sustentabilidade do Planeta depende de nós.
Público Alvo: Alunos de 6º e 7º anos

Competências
Os educandos deverão ser capazes de adotar atitudes de preservação ambiental para promoção e manutenção da vida saudável no planeta.

Habilidades
Compreender a importância da preservação do meio ambiente, para a sobrevivência do ser humano, plantas e animais;
Conhecer e adotar medidas favoráveis a preservação e conservação da natureza;
Perceber-se como cidadão atuante e ciente da responsabilidade no equilíbrio do nosso planeta; Analisar as proposta de intervenções do meio ambiente, com a finalidade de garantir a estabilidade e a qualidade de vida, observando os critérios de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Desenvolvimento Metodológico
Tendo em vista a necessidade de se trabalhar questões referentes a preservação do meio ambiente, faz-se necessário sensibilizar os alunos sobre a importância de valorizar e preservar o meio em que vivemos, por meio de ações concretas e responsáveis. Questionamentos para saber qual o pensamento da turma sobre meio ambiente e sua preservação.
Em segundo momento, assistir ao vídeo no Youtube: e após o término do mesmo, momento para discussão sobre o que assistimos. Pesquisa na internet em diversos site noWiki e Nova Escola.
Produção de faixas, cartazes, desenhos e pinturas em cartolinas ou tela.
Realização de passeata pelas ruas do bairro para externar a necessidade de cidadãos ativos em defesa do Meio Ambiente.
No Laboratório da Oi Tonomundo, após ter explicado e permitido aos alunos experimentar como transformar um simples texto em hipertexto, resta somente proporcioná-los o momento para então produzirem um texto colaborativo para registrar o que aprenderam.
Por ser um tema muito amplo, posteriormente poderia ser utilizado em várias aulas e disciplinas, a exploração de inúmeros aspectos em torno da preservação ambiental.

Recursos Didáticos
Comutador, data-show, sites educativos, câmera digital, cartazes, faixas, livros, revistas, jornais, papel, pincéis anatômicos, cartolinas, telas para pintura a óleo, tinta guache, ente outros.

Avaliação
Participação
Organização das atividades e do tempo
Produção colaborativa
Apresentação oral

Referências Bibliográficas

Refletindo sobre a atividades
Os recursos áudio-visuais têm o poder de mexer com nossos sentimentos, e isso, acredito que muitas vezes, nos faça parar para refletir e posteriormente agir de forma mais responsável, além de nos proporcionar momentos de descontração, motivação e impulsiona também nossa imaginação, segundo os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário